Uma abstenção considerada alta. Mais de 36 mil estudantes faltaram ao segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na Paraíba. Dos 124.519 inscritos no estado, 29,6% não compareceram aos locais de provas, segundo dados do Ministério da Educação (MEC).
O percentual foi maior 3% do que no primeiro dia de provas, no último domingo (05), quando 26,7% dos candidatos paraibanos faltaram ao Exame Nacional do Ensino Médio, segundo os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Ao todo, o estado teve 124.519 inscrições registradas. Mais de um quarto desses candidatos inscritos não foram aos locais de provas, que correspondem a mais de 33.300 pessoas. A média de faltosos da Paraíba é menor do que a registrada no país. Em todo o Brasil, 28,1% dos candidatos faltaram.
No Brasil, de acordo com um balanço do MEC, 32% dos inscritos no Enem faltaram ao segundo dia do exame. Ao todo, 2.217 participantes foram eliminados por portar equipamento eletrônico; ausentar-se antes do horário permitido; ou não atender orientações dos fiscais, por exemplo. Foram registrados 859 problemas logísticos, como emergências médicas, interrupções temporárias de energia elétrica ou abastecimento de água.
Quem faltou ao Enem pode pedir reaplicação das provas, mas é preciso seguir alguns critérios estabelecidos no edital. Só podem solicitar a reaplicação, por exemplo, as pessoas que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas. O mesmo vale para as pessoas que foram alocadas em locais de prova com distância superior a 30 km da residência informada na inscrição.
A solicitação deve ser feita através da Página do Participante, até a próxima sexta-feira (17). As provas devem ser reaplicadas nos dias 12 e 13 de dezembro.