O Campeonato Paraibano 2024 começa oficialmente nesta terça-feira (16). Treze e Serra Branca dão o pontapé inicial na competição, às 20h, no estádio Almeidão.
O estadual vai reunir 10 equipes: Atlético-PB, Botafogo-PB, Campinense, CSP, Nacional de Patos, Pombal, São Paulo Crystal, Serra Branca e Treze.
O Treze é o atual campeão e busca o segundo título seguido. Já Atlético de Cajazeiras e Pombal foram campeão e vice, respectivamente, da Segunda Divisão do Campeonato Paraibano 2023, e garantiram o acesso para elite do futebol da Paraíba.
O Pombal é o único estreante da competição. O Carcará do Sertão vem em ascensão no futebol paraibano. Em 2022, disputou a Terceira Divisão conquistando o acesso para a Segundona, onde ficou com o vice-campeonato, no ano passado.
A disputa do Paraibano 2024 será a mesma do ano passado. Os dez times participantes vão se enfrentar em turno único, totalizando nove rodadas. Os quatro primeiros colocados avançam para a semifinal. Já os dois últimos colocados serão rebaixados para a Segunda Divisão do Campeonato Paraibano.
Em caso de empate de pontos na primeira fase do Paraibano, serão adotados os seguintes critérios de desempate, nesta ordem: maior número de vitórias; maior saldo de gols; maior número de gols pró; menos número de cartões vermelhos; menor número de cartões amarelos recebidos; sorteio.
Na semi, as quatro equipes classificadas vão se enfrentar em jogos de ida e volta, com o time de melhor de campanha tendo a vantagem de decidir em casa. Os vencedores garantem vaga na final. Os confrontos serão os seguintes:
Semi 1: 4º colocado x 1º colocado (ida)
1º colocado x 4º colocado (volta)
Semi 2: 3º colocado x 2º colocado (ida)
2º colocado x 3º colocado (volta)
Ao fim da semi, caso haja empate na somatória dos placares, a vaga para a final será decidida nos pênaltis.
Na final, segue o mesmo sistema da semifinal, com partidas de ida e volta. O time que tiver melhor campanha, somando os pontos da primeira fase e da semi, vai ter o direito de ser o mandante no jogo de volta.
Caso a soma dos placares dos dois jogos termine empatada, o campeão será conhecido nos pênaltis.
Os clubes campeão e vice vão garantir vagas para a Série D do Brasileirão 2025. As vagas seguir a classificação final do Paraibano. A exceção será caso algum deles já esteja classificado em uma das quatro divisões nacionais do Campeonato Brasileiro.
Os quatros times que avançarem para a semifinal vão estar posicionados de 1º ao 4º colocado geral do campeonato. O terceiro colocado será, dentre os perdedores da semi, com mais pontos somados na primeira e segunda fase da competição.
Em caso de empate em pontos entre as equipes, serão utilizados os seguintes critérios de desempate: maior número de vitórias; maior saldo de gols; maior número de gols pró; menor número de cartões vermelhos recebidos; menor número de cartões amarelos recebidos; sorteio.
Para a Copa do Brasil 2025. os clubes campeão e vice garantem vaga na competição. Já para a fase de grupos da Copa do Nordeste, a vaga será assegurada apenas para o campeão.
O Botafogo-PB é o maior campeão do Paraibano, com 30 títulos conquistados. Campinense vem logo em seguida, com 22. O Treze fecha o top 3 de times com mais taças do estadual, com 17.
Outros clubes ainda entram na lista de campeões do estado, como Auto Esporte, Sousa, Nacional de Patos, Atlético-PB, Confiança de Sapé e CSP.
Até agora, a Federação Paraibana de Futebol divulgou a tabela detalhada da 1ª e 2ª rodadas do Campeonato Paraibano.
1º rodada:
2ª rodada: